Estudantes e professores comemoram a climatização 

Durante o período escolar, os estudantes passam grande parte do seu dia dentro das salas de aula. Para que tudo flua da melhor forma possível, atenção e foco sem interrupções ou distrações, são fundamentais para um bom aprendizado. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem realizado grandes investimentos na climatização das unidades de ensino, visando proporcionar conforto aos alunos e melhores condições de trabalho aos profissionais de Educação, diante das altas temperaturas.

Publicidade

A meta é climatizar 100% das mais de 200 Escolas, CMEIs e unidades do programa Nova Semente até o final de 2024, visando fortalecer ainda mais a qualidade do ensino no município. A instalação dos equipamentos é realizada de forma gradativa, até que se atinjam todas as instituições. O investimento já tem dado grandes resultados, contribuindo para aumentar o desempenho dos professores e manter os alunos focados nas aulas. “Já percebemos uma enorme mudança no comportamento de todos os alunos na escola. É indiscutível a melhoria na vontade de estar mais presente na sala de aula. Isto está incentivando os alunos a se dedicarem mais aos estudos”, afirmou a professora da Escola Jacob Ferreira, Emidiane Passos.

Um dos estudantes favorecidos pela iniciativa da Prefeitura é o jovem Jayme Lima, que já experimenta a melhoria do rendimento na Escola Eduardo Souza, em Uruás. “Com a classe fresquinha, o desempenho nas aulas é outro, não dá nem vontade de sair da sala”, conta. A aluna da mesma unidade educacional, Maria Luiza Santos, também comemora a importância da climatização da escola. “É algo que está impactando bastante na aprendizagem e no nosso desempenho. Em ambientes quentes ficávamos inquietos e sem ânimo. Agora está um clima maravilhoso. Trouxe até meu moletom para não passar frio”, afirmou a aluna.

Até o momento já foram investidos mais de R$ 3,6 milhões na melhoria dos ambientes escolares. Na educação infantil, o processo de climatização foi iniciado pelos CMEI’s, com a instalação de ar-condicionado em 337 salas de aula. Já nas Unidades do Programa Nova Semente, das 430 salas, 118 já foram climatizadas, com previsão de alcance de 100% no primeiro semestre de 2023. Quanto as escolas, 50% já possuem climatização. As unidades que ainda não foram climatizadas, a gestão municipal vai investir na readequação da rede elétrica, garantindo assim estabilidade, proteção e eficiência energética para a instalação dos equipamentos nas instituições.

Carregando artigos

0

pt_BRPortuguese