Motivo de saída para o exterior, se dar por causa da crise política e eleições de 2022

Motivo de saída para o exterior, se dar por causa da crise política e eleições de 2022

Anuncios

Motivo de saída para o exterior, se dar por causa da crise política e eleições de 2022

A crise política, vem tendo grande influência na decisão de ida para o exterior, tendo em vista os ânimos altos por causa das eleições que ocorrem em outubro de 2022, os brasileiros, saem, em busca de uma vida melhor. Esses dados, vem do Ministério das Relações Exteriores, que mostra o número de brasileiros morando em outro território saltou de 1.898.762 em 2012 para 4.215.800 em 2020, sendo um aumento de mais de 20%.

Anuncios

Percebeu-se que este aumento vem acontecendo com maior intensidade desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, ainda em 2016, que causou um clima de insatisfação para com a política nacional. Mas, o aumento não chegou perto do que começou a ocorrer em 2018, após o fim das eleições gerais deste ano.

Para Rossana Rocha, professora de relações internacionais da USP, pontua com seu ponto de vista que, este clima hostil em todo o país, vem da insatisfação e baixa esperança na vida tendo em vista a crise política, desencadeando a ido definitiva dos brasileiros para fora do país.

Anuncios

“Eu acho que imigração envolve muito as expectativas de vida. Então, quando você tem essas expectativas frustradas e pouca esperança de que as coisas vão mudar, a tendência é a imigração aumentar. Para as pessoas optarem por sair do país, elas têm que achar que não há perspectiva de melhora”, explana a especialista.

ROSSANA USP
Foto: USP

Já para o cientista Rodrigo Prando, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o país vem sendo afetado por uma sequência de valores, especificamente pela crise política e o clima de incertezas, causados pela pandemia e a economia. Tal situação leva cada ambiente a uma polarização muito mais forte do que já foi vista.

“Momentos de crise, quando se encontram, acabam promovendo um ambiente de muita dificuldade para as pessoas se relacionarem e viverem bem. Então, essa combinação de crises gera um grande impacto na vida das pessoas”, traz para realidade, Rodrigo.

Destinos procurados

Segundo o Itamaraty, responsável por saber a quantidade de brasileiros fora do país; mostra que a América do Norte e a Europa são os continentes mais procurados pelos nativos brasileiros. Com relação aos países mais procurados, os três primeiros são: Estados Unidos, Portugal e Paraguai.

es_ESSpanish