Skip to main content

Anúncios

BYD: Brasil se torna o maior mercado do mundo para os carros chineses

Dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

Anúncios

Apesar da carência de infraestrutura para recarga de veículos elétricos no Brasil, as vendas de carros eletrificados estão em alta. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelam que, no primeiro quadrimestre deste ano, foram vendidos 51.296 veículos elétricos e híbridos no país.

Esse número representa um crescimento impressionante de 162% em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa tendência ascendente posiciona o Brasil como o maior mercado mundial para carros eletrificados fabricados na China.

Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de veículos elétricos e híbridos plug-in da China para o Brasil aumentaram 13 vezes em relação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril. Com esse desempenho, o Brasil ultrapassou a Bélgica e se tornou o principal destino de carros chineses eletrificados. Em janeiro, o país ocupava apenas a décima posição nesse ranking.

Enquanto o Brasil intensifica o consumo de veículos elétricos, a Europa parece estar seguindo na direção oposta. Países como Espanha, França e Noruega reduziram a demanda por modelos chineses entre janeiro e abril.

Além da menor procura por parte dos consumidores, a União Europeia iniciou uma investigação sobre subsídios em veículos elétricos chineses, o que afastou as fabricantes da China do mercado europeu. Como resultado, essas empresas passaram a focar em outras regiões, como o Sudeste Asiático e a América do Sul.

Mercado Geral de Carros

Apesar das sanções de países ocidentais em razão do conflito na Ucrânia, a Rússia continua sendo o maior destino de exportação de carros chineses, considerando todos os tipos de veículos. Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações para a Rússia cresceram 23%, totalizando 268.779 veículos. No caso do Brasil, o crescimento foi ainda mais surpreendente: 536%, com 106.448 unidades exportadas no período.

Presença Local das Montadoras Chinesas

A BYD se destaca como a principal montadora no processo de eletrificação de veículos leves no Brasil. Em abril, a fabricante foi responsável por quase metade dos emplacamentos de veículos eletrificados, com 7.045 unidades, representando 46,3% do mercado. O modelo Dolphin Mini, por exemplo, registrou 3.143 unidades vendidas no mês passado, superando o tradicional Toyota Corolla.

O sucesso das vendas é tanto que a BYD está prestes a inaugurar sua fábrica no Brasil ainda este ano. O complexo está sendo montado nas instalações da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia. Essa iniciativa reforça a aposta da montadora chinesa no mercado brasileiro e deve contribuir para a expansão do mercado de veículos eletrificados no país.

Com o aumento das vendas e a presença crescente de fabricantes locais, o Brasil se consolida como um mercado promissor para veículos elétricos, refletindo o interesse dos consumidores por novidades tecnológicas e sustentabilidade.

Carregando sua página

0